Nossa divisão de Engenharia Agrária e Agronômica conta com unidades móveis dotadas de equipamentos de última geração (GPS`s RTK, Trimble e Topcon Hiper) para levantamentos e captura de dados e imagens de campo, atuamos em litígios demarcatórios, levantamentos topográficos, discussões em contrato rurais, análise de insumos agrícolas, perdas culturas agrícolas e avaliações rurais em geral.
LEVANTAMENTOS TOPOGRÁFICOS
O IBEC – Brasil – Instituto Brasileiro de Estudos Científico é referência nesse seguimento, contando com um conjunto de profissionais formados e capacitados nas áreas de topográfica, agrimensura e georeferenciamento. Agregando equipamento de última geração, tecnologia de imagem de ponta e modernas técnicas de apontamento e levantamento topográfico, definimos com precisão o perímetro de toda a área objeto de peritagem, áreas de divisa, pontos de demarcação, delimitação de área de preservação permanente e reserva legal, entre outras funcionalidades possíveis.
LITÍGIOS DEMARCATÓRIOS
Com as inovações trazidas pela alteração do Art. 956 do antigo CPC, contidas no Art. 579 e 580 da Lei nº 13.105/2015, desenvolvemos um conjunto de ferramentas técnicas na fixação da linha de demarcação das áreas em litígio demarcatório, e respectiva fixação dos marcos, clarificando ao Juízo e as Partes, as eventuais divergência nas descrições das linhas divisórias. Nossa junta de Engenheiros Peritos desenvolvem todo o levantamento técnico necessário, bem como vistoria e análise no local através de levantamento topográfico, análise e confecção de mapas, plantas e memoriais subsidiando o Juiz com todos os elementos necessários a homologar a demarcação da área em litígio e seu consequente registro.
CONTRATO RURAIS
Eventos de vencimento antecipado, quebra e rescisão de contratos de arrendamento, parceria agropecuária e/ou comodato, podem exigir das partes contratantes o cumprimentos de obrigações, indenizações ou a apurações de haveres ou deveres para definitivo encerramento do mesmo. Nesse passo são realizados estudos e análises técnicas de natureza agronômica buscando identificar aquilo que efetivamente a parte perdeu, e aquilo deixou de lucrar com o rompimento do contrato. A apuração contempla, além das questões de ordem produtiva, a apuração de eventuais benfeitorias e investimentos realizados na propriedade objeto do contrato e outros valores não recompostos pela ausência de exercício pleno do contrato, como insumos, preparo de solo, edificações e outros.
ANÁLISE DE INSUMOS AGRÍCOLAS
Nossa divisão de agronomia é composta por engenheiros Agrimensores, químicos e biólogos experientes, aptos a desvendar de forma técnica e científica as eventuais causas de prejuízos decorrentes da aplicação e utilização de produtos, insumos, defensivos agrícolas, alimentos destinados a Produção Animal, como rações, complementos alimentares, medicamentos, herbicidas, compostos orgânicos, químicos, biológicos e entre outros utilizados na produção rural. Em campo e em laboratório são realizadas análises e estudos relativos a eficácia, danosidade, fitopatocidade e fitotoxicidade dos insumos objeto de peritagem. São realizadas ainda, análises de composição, dosagem e adequabilidade do produto com as especificações técnicas indicadas pelo fabricante/fornecedor, e por consequente a verificação dos eventuais efeitos prejudiciais das inconformidades encontradas e causadas na produção agrícola e animal.
PERDAS CULTURAS AGRÍCOLAS
Os estudos podem ser realizados em qualquer fase do processo de cultura ou armazenagem, como preparo e correção de solo, preparo de mudas, plantio, replantio, tratos culturais, colheita, corte e/ou armazenamento da produção. São realizados estudos, análise e pesquisas buscando verificar a origem ou nexo causal das perdas sofridas em culturas agrícolas anuais, perenes, semi perenes e permanentes, como soja, milho, feijão, algodão; cana de açúcar, café, eucalipto; seringueira, árvores frutíferas e entre outras culturas agrícolas. Após os estudos de causa são realizados os levantamentos técnicos quanto ao montante das perdas e respectiva a apuração dos prejuízos econômicos e financeiros percebidos pelo produtor, e ainda, o cálculo e estimativas de lucros cessantes, perdas e danos sofridos em cada ciclo produtivo da cultura.
AVALIAÇÕES RURAIS
Nossa divisão de Avaliações Rurais e Agronômicas é composta por engenheiros agrários, agrimensores, zootecnistas e cartógrafos, profissionais que atuam de forma conjugada no desenvolvimento de um conjunto de atividades que buscam a levantamento, apuração e valoração de ativos econômicos rurais. A equipe técnica do IBEC Brasil, possui experiência e competência técnica na avaliação de áreas e propriedades rurais, bens e equipamentos agrícolas, ativos biólogos e florestais, avaliação de cotas em condomínios rurais, semoventes, cálculo de evolução de era, avaliação de impacto em áreas de estudo para Exploração Mineral (DNPM-Departamento Nacional de Produção Mineral); entre outras questões de natureza avaliatória inerentes a área agronômica.