Combinando recursos tecnológicos e profissionais experientes graduados nas áreas de Engenharia Civil e Arquitetura, desenvolvemos um conjunto de atividades, serviços e competências no âmbito das Perícias de Engenharia.

 

PERÍCIA DE ENGENHARIA – CONSTATATIVA DE OBRA

Na ocasião de eventual destrato, desacordo, atraso, abandono ou rescisão entre as partes, procedemos os estudos e análises constatativas de estágio, medição e etapas das obras contratadas. Seja esta pelo regime de empreitada, administração ou ainda de forma conjugada (mista), são apurados todos os eventuais haveres ou deveres de cada parte. O IBEC – Brasil – Instituto Brasileiro de Estudos Científico, dispõe de equipe técnica multidisciplinar composta por engenheiros e arquitetos, profissionais habilitados, experientes e tecnicamente capacitados a emitir pareceres, evidenciando com precisão, desde o estágio físico da obra, a aspectos econômico-financeiros como orçamento, custos e prestação de contas entre as partes. Os aspectos de natureza quantitativa e qualitativa são verificados, como quantidade e qualidade dos materiais e serviços empregados na obra. São apuradas ainda, questões relacionadas, gestão inadequada, fraudulenta e ou temerária dos recursos, falhas, erros e vícios construtivos, entre outras ocorrências técnicas e não técnicas passíveis de quantificação, valoração e apuração físico-financeira no planejamento, projeto, administração, execução e implantação da obra.

 

PERÍCIA DE ENGENHARIA – APURAÇÃO EM SINISTROS CONSTRUTIVOS

O IBEC Brasil, dispõe uma divisão especializada na análise, diagnósticos, estudos e pareceres em sinistros construtivos. Nossas análises técnicas de engenharia contemplam estudos completos que vão desde a inspeção e levantamento dos impactos de vizinhança, à apuração de erros, falhas, vícios e patologias construtivas(trincas fissuras, rompimento, desabamentos, deformações, desmoronamento, umidades e infiltrações, acidentes e etc.). São consideradas ainda, a apuração, auditoria técnica e inspeção estrutural, evidenciando com precisão os eventuais erros de planejamento, estudos, projeto e execução de obras públicas e privadas, como construção de pontes, viadutos, rodovias, edifícios e outras obras civis urbanas, comerciais e industriais, bem como, aquedutos, açudes, represas, barragens e outras obras de média e alta complexidades.

PERÍCIA DE ENGENHARIA DE AVALIAÇÃO

Capacitados pelo IBAPE – Instituto Brasileiro de Avaliações e Perícias de Engenharia, os Engenheiros, Arquitetos, Corretores e Economistas vinculados ao IBEC – Brasil – Instituto Brasileiro de Estudos Científico desenvolvem avaliações de imóveis urbanos, comerciais, industriais e residenciais, seguindo rigorosamente as Normas Técnicas da ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas, elegendo a metodologia mais adequada (Método Comparativo, inferencial, evolutivo, involutivo ou Custo), acessoriamente são realizadas levantamentos, medições, análises e constatações, o justo valor de mercado do bem avaliado.

PERÍCIA DE ENGENHARIA DE VISTORIA

Com histórico de atendimento ao judiciário, grandes bancos e grupos econômicos do setor imobiliário, o IBEC – Brasil – Instituto Brasileiro de Estudos Científico detém know how técnico no âmbito das vistorias preditivas. Essa modalidade de perícia tem inúmeras aplicações práticas no ambiente comercial, dentre estas o caráter preventivo para fins locatícios ou no recebimento de obras/imóveis novos de construtoras, incorporadoras e/ou empreiteiras, ou ainda, quando há necessidade de promover o registro do “status co” do imóvel quando da entrega em garantia ou para guarda, custódia por terceiros. Na oportunidade, são verificados itens básicos como hidráulica, elétrica, rede lógica, arquitetura de acabamento como Revestimentos (externos e internos): Pisos, paredes e outros; Pintura de paredes, esquadrilhas e caixilhos; Instalações hidráulicas, apurando eventuais pontos e vazamentos ou comprometimento; Instalações de gás e respectivos pontos de abastecimentos; Instalações elétricas, desde o funcionamento de tomadas, interruptores, quadros, instalações de ventiladores de teto e televisão a cabo; Instalações Lógicas, como pontos de rede de computadores, internet; Área de Jardins: tipos de plantas e locais; Piscina: estado de funcionamento dos equipamentos, vazamentos e estado de utilização; Sauna: estado de funcionamento e utilização; Manutenção, reparos executados, adaptações feitas e outra. Antes da entrega definitiva das chaves, são verificados ainda, itens específicos relacionados à arquitetura estrutural do imóvel, como eventuais avarias, danos, comprometimento estrutural, defeitos, entre outros problemas no imóvel. Em caso de imóveis comerciais e/ou industriais as verificações contemplam ainda, as condições de uso do imóvel, conservação e estado dos Equipamentos de Segurança e de Emergência; Fechamentos e aberturas executadas para ventilação; Vidros, como tipos e estado dos mesmos; Esquadrias (madeira e metálicas): estado de conservação e grau de vedação; Ferragens, como tipos e estado de funcionamento; Fixação de aparelhos e acessórios nas paredes; Coberturas e piso.

Outros elementos são verificados, como o estado do sistema de escoamento de água; Impermeabilização: perfurações, infiltrações, rufas e outros; Canalizações externas: estado de funcionamento, ralos, caixa de retenção de resíduos e outros; Aparelho/ sistema de ar-condicionado: diferentes tipos e formas de teste de funcionamento; Outros elementos construtivos.